Público Alvo 

Descrição do público alvo do treinamento e suas necessidades 

 

Os grupos alvo foram identificados com base em suas necessidades, para executar suas funções e responsabilidades. 

Curso Básico de Projeto Sanitário do EHEDG
Público Alvo

Alta gerência, média gerência, engenheiros mecânicos, construtores, projetistas, engenheiros de projeto, engenheiros de vendas, compradores de equipamentos, engenheiros de processo, operadores, profissionais de garantia de qualidade e de segurança dos alimentos, legisladores e auditores de dos alimentos, associados aos seguintes setores:

  • Fabricantes de equipamentos
  • Alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêutico, biotecnologia e indústrias químicas
  • Integradores de processos e consultores

O curso pretende mobilizar o conhecimento sobre o EHEDG e os princípios de projeto sanitário, e fornecer a compreensão básica sobre os principais critérios de projeto sanitário.

Curso avançado de Projeto Sanitário do EHEDG
Projetistas de Engenharia Técnica, Desenvolvimento de Processo e Garantia de Qualidade

Em particular, o participante deverá ter suficiente conhecimento dos documentos do EHEDG mais relevantes, equipamento, legislação pertinentes aos alimentos, e sobre suas responsabilidades civis e criminais, para no mínimo garantir o cumprimento das diretivas e normas Europeias em projeto sanitário de equipamentos e segurança dos alimentos. Além disso, o participante deverá ter conhecimento suficiente sobre a importância crítica do projeto sanitário eficiente para saúde pública, qualidade de produto e eficiência de custos, velocidade e impacto ambiental dos processos.

Após a conclusão do Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, o participante qualificado deverá estar apto a desempenhar com êxito o papel de especialista responsável  em projeto sanitário para equipes de projeto, construção ou operacionais envolvidas em equipamento e processamento de alimentos. 

Profissionais de Gerência, Marketing e Vendas de Empresas de Engenharia Mecânica e Indústria de Alimentos

Os profissionais de marketing e vendas precisam ter conhecimento suficiente sobre projeto sanitário, para assegurar que as vendas e o desenvolvimento dos produtos atuais e novos, cumpram com os requisitos acima.

Em particular, o participante deverá estar ciente dos documentos do EHEDG relevantes para maquinário e legislação de alimentos, e de suas responsabilidades civis e criminais, para garantir a conformidade com as diretivas e normas Europeias de projeto sanitário de equipamentos para alimentos e de segurança alimentar. O participante deverá ter conhecimento suficiente da importância crítica do projeto sanitário efetivo para saúde pública, qualidade de produto e eficiência de custos, velocidade e impacto ambiental de processos. Por sua vez, isto lhes permitirá tomar medidas orçamentárias, administrativas e de supervisão adequadas.

Após a conclusão do Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, o participante qualificado estará apto a desempenhar com êxito o papel de gerente executivo ou de marketing ou de vendas, em uma organização envolvida em projetar, instalar, manter ou operar, e limpar maquinário de alimentos ou processos, e sistemas de alimentos, de forma a estabelecer e manter a segurança. 

Operadores, Profissionais de Manutenção, Instaladores e Profissionais de Limpeza

Após a conclusão do Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, o participante qualificado estará apto a operar, manter, instalar e limpar maquinário e/ou processos utilizados em alimentos, contanto que o treinamento geral esteja concluído. 

Ao concluir este curso, o participante qualificado terá conhecimento satisfatório sobre os documentos do EHEDG pertinentes a maquinário e legislação de alimentos, e sobre suas responsabilidades civis e criminais, para assegurar a conformidade com as diretivas e normas Europeias em projeto sanitário, no mínimo para equipamentos e segurança alimentar relevante. O participante estará ciente também sobre a importância crítica de um projeto sanitário eficiente para segurança pública, qualidade de produto e eficiência de custos, velocidade e impacto ambiental de processos.

(OBSERVAÇÃO: Este grupo inclui soldadores, montadores, mecânicos, especialistas de TI, eletricistas, e técnicos em manutenção, reforma e construção de sistemas sanitários). 

Auditores, Inspetores, Avaliadores e Certificadores

Após a conclusão do Curso Avançado de Projeto Sanitário do EHEDG, o participante qualificado terá competência para verificar ou testar a conformidade do equipamento sanitário e sistemas correlatos, e conhecerá a documentação das diretivas e normas Europeias, incluindo o documento 8 do EHEDG.

Após a conclusão deste curso, o participante qualificado terá conhecimento satisfatório dos documentos do EHEDG, referentes a equipamentos e legislação de alimentos, e sobre suas responsabilidades civis e criminais, para assegurar a conformidade com as diretivas e normas Europeias de projeto sanitário de equipamentos utilizados em alimentos e em segurança alimentar, como requisito mínimo. O participante estará satisfatoriamente ciente da importância crítica do projeto sanitário eficiente para saúde pública, qualidade de produto e eficiência de custos, velocidade e impacto ambiental de processos.