procedimento de certificação

Métodos de ensaio

Cada equipamento (aberto e fechado) considerado para a certificação deve ser avaliado por um dos Oficiais de Avaliação Autorizados (AEOs) da EHEDG. Todas as avaliações incluirão uma "Avaliação crítica de projeto". Para a avaliação do projeto, uma amostra do equipamento é comparada aos desenhos oficiais fornecidos pelo fabricante e às diretrizes da EHEDG conforme apropriado. Por exemplo, uma bomba será avaliada quando conformidade de acordo com as diretrizes EHEDG 8, 9, 10, 16, 17, 23, 25, 32 e 35. Durante a avaliação crítica, certas características de projeto também serão medidas e verificadas, por exemplo, rugosidade superficial e raios internos. Após a avaliação do desenho, pode ser que se recomende que o equipamento seja redesenhado devido a desvios das diretrizes do EHEDG. Alguns desvios dos critérios de projeto sanitário nas diretrizes podem ser permitidos se considerados "tecnicamente inevitáveis" para que o dispositivo específico funcione como pretendido. Após a aprovação da avaliação do desenho, equipamentos abertos podem ser submetidos diretamente para certificação, mas a maioria dos equipamentos fechados exigirá testes para facilidade de limpeza (CIP) de acordo com o documento EHEDG Doc. 2. Somente após a conclusão bem sucedida de pelo menos 3 testes CIP, o equipamento fechado será elegível para a certificação. 

Os testes de avaliação de facilidade de limpeza dos equipamentos limpos com líquidos (Tipo EL) ocorrem utilizando as seguintes etapas, publicadas neste Procedimento de Avaliação  (PDF). 

Para o Tipo ED, o procedimento baseia-se apenas em uma avaliação crítica de projeto utilizando as seguintes etapas deste Procedimento de Avaliação  (PDF).

Certificação

Os equipamentos que são considerados conformes com as diretrizes da EHEDG após uma avaliação crítica de projeto por um teste AEO e CIP (se apropriado) por um Laboratório de Testes Autorizado EHEDG (ATL)  podem ser submetidos à certificação EHEDG. Um arquivo de certificação será preenchido por um dos AEOs  e revisado por pelo menos um outro AEO antes de ser aceito pela EHEDG. Uma vez que equipamentos abertos e equipamentos limpos a seco não sejam passíveis de testes atualmente, esses arquivos de certificação devem ser revisados por todos os AEOs antes da certificação. Após uma revisão bem-sucedida de um arquivo de certificação e aceitação dos termos do contrato EHEDG para uso do logotipo, será emitido um "Certificado de Conformidade" e o equipamento será incluíso na lista de equipamentos certificados no site da EHEDG. O EHEDG publicou um procedimento de certificação para melhor compreensão de todo o processo.

Fluxograma de procedimento de certificação
CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE

O Certificado mostra o nome, o tipo e os tamanhos do equipamento, os materiais de vedação testados (veja notas abaixo), a empresa fornecedora, o tipo de certificação EHEDG com subcategoria, o número de referência único do relatório de avaliação, a data de emissão e a data de validade. 

Exemplo de certificado (PDF).

Nota - materiais utilizados para vedações: Com base na experiência de teste e na preocupação com a facilidade de limpeza de diferentes materiais de vedação em equipamentos projetados higienicamente, os certificados EL Classe I da EHEDG incluem detalhes dos materiais que foram testados com sucesso. 

Nota - diferentes tamanhos de equipamentos: O teste é normalmente necessário para todos os tamanhos de um tipo de equipamento, a menos que possa ser demonstrado (por exemplo, por modelagem de fluxo) que a tensão de cisalhamento da parede e a troca de fluidos são equivalentes ou maiores para certificação de tamanhos que não foram testados. 

Contrato de certificação e uso do "Logotipo Certificado EHEDG"

A Certificação EHEDG é baseada em um contrato entre a EHEDG e a empresa que solicita a certificação de componentes. Este contrato descreve todos os detalhes sobre o uso do logotipo da certificação. O apêndice 2 do contrato detalha as condições de uso do logotipo. O Logotipo Certificado EHEDG incluirá a data (Mês e Ano) que a certificação foi emitida. A certificação de equipamentos só pode ser realizada por um dos AEOs.

Exemplo de um arquivo de certificação EL CLASS I(PDF).

Vida útil da certificação

Para manutenção da certificação, tanto a prorrogação anual quanto um processo de renovação de 5 anos são necessários conforme descrito aqui (PDF).

Prolongamento Anual do Certificado e Faturamento

O certificado deve ser revisado anualmente até o final de dezembro. A EHEDG solicitará a confirmação do titular do certificado de que o projeto do equipamento certificado não foi alterado. 

A taxa inicial para primeira emissão ou renovação de um certificado (A taxa inclui a primeira prorrogação anual após emissão ou renovação.). A taxa de prorrogação anual dos certificados é de 150 euros. Para obter mais informações, consulte o SCP 4-8 sobre taxas de concessão, prorrogação e renovação dos Certificados EHEDG

Se não foram feitas alterações, o certificado será atualizado para o próximo período. Se o titular do certificado indicar que algumas alterações foram feitas no equipamento no último ano, a AEO solicitará documentação das alterações e determinará (opcionalmente em colaboração com a Certificação WG) se essas alterações afetam a validade do certificado e exigem uma nova revisão de projeto e/ou testes CIP (que podem exigir taxas adicionais, determinadas pela revisão da AEO/ATL). 

Renovação de 5 anos da Certificação

Os arquivos de certificação devem ser renovados a cada 5 anos com base na data de aniversário da certificação inicial. Uma nova avaliação crítica de projeto deve ser realizada, com reteste, se necessário, e o arquivo de certificação reemitido com um logotipo atualizado. O processo de renovação levará em conta quaisquer alterações nas Diretrizes da EHEDG, Sistema de Certificação ou procedimentos de teste nos últimos 5 anos. A taxa de renovação será definida pela renovação da AEO/ATL. 

Recertificação flowchart (PDF).