Traning and Education

Ensaios & Certificação

Os ensaios de equipamentos e certificação são desenvolvidos e conduzidos em vários Laboratórios de Ensaio Autorizados  (LEAs) pelo EHEDG onde estão seus  Agentes Autorizados de Evaluation Officers (AAAs) e estabelecem padrões de qualidade reconhecidos. A Certificação do EHEDG é procurada por fabricantes que visam projetar equipamentos de acordo com as mais elevadas exigências sanitárias.

EHEDG oferece vários tipos de certificação para beneficiar fornecedores de equipamentos e fabricantes de alimentos:

  • Fornecedores de equipamentos:

    O seu equipamento pode ser pelo EHEDG, por estar em conformidade com os critérios do EHEDG. Em certos casos, a aprovação só pode ser concedida após ensaio ter sido conduzido por um laboratório acreditado por um organismo certificado, utilizando métodos de ensaio do EHEDG.

  • Fabricantes de alimentos:

          Os fabricantes podem selecionar equipamentos projetados de modo sanitário, porém os usuários                ainda devem validar se o equipamento é adequado para o uso pretendido.

A EHEDG pode autorizar a utilização do logotipo de Certificação do EHEDG para o equipamento, atendendo os critérios de projeto sanitário do EHEDG em sua data de emissão (mês + ano). A certificação pode requerer ensaios de equipamentos, de acordo com o tipo de categoria de certificação.

A EHEDG autorizou vários LEA a certificarem o uso do logotipo de conformidade do EHEDG. Ensaios e certificação são atividades independentes e podem ser realizadas por diferentes organizações/especialistas.

O Grupo de Trabalho de Métodos de Ensaio do EHEDG é constituído por membros de Laboratórios Autorizados de Ensaio do EHEDG, pelos Agentes Autorizados de Avaliação e pelo Oficial de Certificação (OC). A finalidade do Grupo é manter e desenvolver métodos de teste e esquemas de avaliação de equipamentos, para garantir a fabricação de alimentos seguros e saudáveis. As diretrizes do EHEDG sobre diferentes métodos de ensaio são publicadas e revisadas periodicamente. Novos métodos de teste estão em desenvolvimento, por exemplo para equipamentos abertos (EA).